FRUTAS TIPICAMENTE BRASILEIRAS
Que o Brasil é um país imenso, fascinante e rico em recursos naturais, não se discute! Pois, nesta publicação, vou comentar um pouquinho sobre algumas das nossas “deliciosas” riquezas: as frutas tipicamente brasileiras, suas origens e seus principais benefícios para a saúde! 😀
Acredita-se que existam mais de 300 frutas tipicamente brasileiras. Muitas, inclusive, têm nomes super esquisitos, que você provavelmente nunca ouviu falar, tais como: “marajá, biribá, araticum-cagão (hahahah essa é boa!) e outras são até mesmo registradas no exterior (o que não cancela a proveniência, mas priva o país de obter lucros relacionados ao comércio das mesmas.) Sim, uma pena mas… vamos ao que interessa:
FRUTAS TIPICAMENTE BRASILEIRAS COMUNS
Há muitas frutas tipicamente brasileiras que você certamente consome no dia-a-dia (e que têm propriedades excelentes para o seu bem estar). Entre elas, estão:
1. ABACAXI
O abacaxi é originário do centro-sul do Brasil, do nordeste da Argentina e do Paraguai.
Inclusive já era cultivado pelos índios muito antes da chegada dos europeus.
Os espanhóis levaram a fruta para as Filipinas, para o Havaí e para o Zimbabue. Já os portugueses a introduziram na Índia, em 1550. Mais tarde, por volta de 1650, os holandeses conseguiram cultivar o abacaxi na Europa, recorrendo a estufas especiais, que copiavam as condições climáticas tropicais. Em razão do cultivo difícil e dos preços elevados de importação, o abacaxi acabou virando “artigo de luxo”na Europa, sendo usado, num primeiro momento, apenas para decorações em mesas de jantares chiques…
Uma pena, porque o abacaxi é muito mais interessante se ingerido! kkk
A fruta é rica em várias vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, tais como: vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além da bromelina (uma enzima, que atua na decomposição das proteínas, e ajuda na boa digestão e no combate a inflamações.) Além disso, por ter 86% de água em sua composição, o abacaxi ajuda na hidratação.
Basicamente, os principais benefícios do abacaxi são: melhora da digestão; aumento da imunidade; proteção do coração; prevenção do envelhecimento precoce; redução do risco de desenvolver câncer; ajuda no emagrecimento; proteção da visão e auxilia nos processos de cicatrização. Sim, coma sem moderação!
2. GOIABA
A goiaba é outra fruta deliciosa e tipicamente brasileira!
Essa fruta doce e perfumada é nativa da da América tropical (Brasil e Antilhas) e, atualmente, é bastante popular no sudeste asiático.
Possui elevados níveis de vitamina C, de caroteno e de proteínas. É uma fruta excelente para diabéticos, para a saúde do coração e da visão. Ajuda a combater inflamações e é um excelente alimento anticancerígeno.
3. MARACUJÁ
O maracujá (do tupi “mara kuya”), é típico das zonas tropicais e subtropicais da América, sendo o Brasil o seu maior produtor (e consumidor) em escala global.
O maracujá é conhecido como a fruta da tranquilidade, por seus efeitos calmantes.
É excelente no combate ao estresse e à ansiedade, no controle dos níveis de açúcar no sangue, no bom funcionamento do intestino e do sistema imunitário. Também ajuda a combater o colesterol.
4. PITANGA
Vermelha, pequena e com um caroço relativamente grande para o seu tamanho, a pitanga é originária da Mata Atlântica. É cultivada desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul.
Apesar de tipicamente brasileira, a pitanga também existe na Ilha da Madeira, em Portugal, e em outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Guianas, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Também existe no Caribe e nos Estados Unidos, e em alguns países africanos, tais como Madagascar, Angola e Gabão.
O nome “pitanga” vem do guarani, e significa “vermelho”.
Trata-se de uma fruta deliciosa de sabor agridoce e com polpa perfumada, aquosa e de baixo valor calórico!
É muito rica em vitaminas A, C, e em vitaminas do complexo B; em antioxidantes, como o licopeno, e em minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo e potássio. A pitanga ajuda a prevenir cânceres e doenças degenerativas, melhora a visão, previne o envelhecimento precoce, combate acne, as artrites e as inflamações, e é diurética (dá uma “mãozinha”a quem está de dieta.)
5. CAJÚ
O cajueiro é típico das regiões costeiras do Brasil, mas foi levado para várias outras regiões pelos índios. Os portugueses encarregaram-se de levá-lo para a África e para a Ásia.
O cajú contribui para a perda de peso, protege a saúde cardiovascular, faz bem para os ossos e para os olhos, auxilia no combate a diabetes e protege o sistema digestivo.
6. AÇAÍ
O açaí (também conhecido como “juçara”), é uma fruta típica da região Amazônica, sendo igualmente encontrada em países vizinhos, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.
Essa fruta deliciosa ganhou reconhecimento nacional e internacional e até mesmo a designação de “superalimento”, tamanhos os seus benefícios para o organismo!
Na Amazônia, era inclusive utilizado em receitas sagradas, pelos nativos.
Essa fruta contém alto teor de antioxidantes e de gorduras benéficas, fibras e proteínas. Tem elevado poder antiinflamatório e antioxidante, auxiliando na prevenção de problemas intestinais e de doenças degenerativas (como o Alzheimer), no combate à obesidade e ao envelhecimento prematuro, além de proteger a saúde cardiovascular. Também fortalece o sistema imunológico, baixa o colesterol e fornece energia.
Por falar em energia, o açaí é considerado a fruta dos atletas, pois possui 8 aminoácidos (triptofano, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, valina, leucina e isoleucina) e é abundante em gorduras insaturadas. O consumo dessa fruta melhora o desempenho em exercícios de alta intensidade.
FRUTAS TIPICAMENTE BRASILEIRAS E EXÓTICAS
As seguintes frutas típicas do Brasil são mais desconhecidas, mas igualmente fabulosas. Sugiro prová-las, ao menos uma vez na vida! Confira:
1. CAMU-CAMU
O camu-camu, pouco difundido entre os brasileiros, é uma fruta típica da Amazônia brasileira e peruana.
Contém altas quantidades de antioxidantes, como os flavonóides e as antocianinas. Possui elevado nível de vitamina C (outro antioxidante poderoso) e desempenha um papel importante no equilíbrio do sistema imunológico. É também um antinflamatório potente.
Estudos apontam que o camu-camu também auxilia a regular diversos processos metabólicos no corpo, como níveis de glicose, colesterol, triglicerídios e insulina, entre outros.
2. CUPUAÇU
Outra fruta relativamente desconhecida (ao menos na região sul do país) mas que vem ganhando popularidade, é o cupuaçu (igualmente originária da Amazônia.)
A polpa e as sementes dessa fruta são muito usadas na produção de sucos, licores e cosméticos, podendo, inclusive, servir como substitutas do cacau na produção de chocolate!
O cupuaçu possui nada menos do que 9 antioxidantes flavonoides poderosos, tais como a quercetina, a catequina e a epicatequina. Esses compostos ajudam a prevenir o aparecimento de diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. Também são incríveis aliados na prevenção do envelhecimento precoce, na perda de peso e na manutenção da saúde geral do organismo.
3. ARAÇÁ
Fruta nativa da Mata Atlântica e do Planalto Meridional brasileiro, o araçá é cultivado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.
O araçá tem grandes propriedades antimicrobianas e, por essa razão, ajuda a combater infecções, gripes e resfriados. Contém doses elevadas de vitamina C (superiores às encontradas no limão e na laranja, por exemplo) além de compostos fenólicos com potente atividade antioxidante.
4. BIRIBÁ
O biribá é uma árvore nativa da Amazônia ocidental e da Mata Atlântica pluvial (que se estende do Rio de Janeiro até Pernambuco.)
Essa fruta brasileira exótica protege o cérebro e auxilia no desempenho das ações cognitivas, ajuda a prevenir a osteoporose, é uma excelente aliada contra o envelhecimento precoce da pele e ajuda a manter o coração e os músculos em bom estado.
Além disso, é uma fruta de sabor doce e agradável. O que você está esperando para degustá-la?
5. CAJÁ
O cajá é encontrado em várias regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, em Estados como o Sergipe, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Trata-se de uma árvore nativa dos trópicos, da região da Amazônia e da Mata Atlântica.
As suas raízes, folhas, frutos e sementes são usadas em tratamentos medicinais: essa fruta é rica em carotenóides, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio e fibras alimentares, além de antioxidantes e fenólicos. Também possui alto teor de vitamina A. É um excelente antinflamatório e antioxidante.
6. JABUTICABA
Pequenas bolinhas de cor roxa-preta, a jabuticaba é uma fruta brasileira encontrada principalmente nas Regiões Nordeste, Sudeste e Sul (Mata Atlântica.)
Por ser rica em vitamina C, e em antocianinas, a jabuticaba fornece incríveis benefícios antioxidantes. As antocianinas são responsáveis pela cor escura da fruta (presentes na sua casca.) Logo, para obter todos os benefícios que essa fruta oferece, convém ingerir a sua casca.
A jabuticaba é usada na fabricação de sucos e geléias.
E então? Bora comer (ou provar) as nossas frutas nativas?
Seu corpo agradece 😉