Castelo de São Jorge, Lisboa

CASTELO DE SÃO JORGE

O Castelo de São Jorge, em Lisboa, localiza-se na colina mais alta do centro histórico, proporcionando aos turistas vistas deslumbrantes da cidade! 

Castelo de São Jorge, fortaleza
Castelo de São Jorge, fortaleza

O castelo é constituído por muralhas, torres, jardins, pátios e miradouros, e o que resta dessa estrutura atualmente são vestígios arqueológicos de épocas mais remotas. 

Entrada do Castelo de São Jorge
Entrada do Castelo de São Jorge

Em uma das torres, na chamada Torre do Tombo, há uma câmara escura com um periscópio, através do qual se pode observar Lisboa em tempo real a 360º. Demais! Aliás, prepare-se para tirar muitas fotos lindas lá de cima e para apaixonar-se de vez pela capital portuguesa. 

Que tal a vista lá de cima? É um dos meus lugares preferidos em Lisboa!
Que tal a vista lá de cima? É um dos meus lugares preferidos em Lisboa!
Vista de Lisboa desde o Castelo de São Jorge...
Vista de Lisboa desde o Castelo de São Jorge…

Se você se interessa por história, aproveite o passeio para aprofundar seus conhecimentos sobre Lisboa no museu junto ao castelo: nele você vai encontrar uma coleção de artefatos das diferentes culturas que habitaram essa região ao longo dos tempos. Reserve igualmente um tempinho para explorar as duas casas do período árabe, no núcleo arqueológico do castelo: trata-se das duas maiores moradias desse período em toda a Península Ibérica. Uma preciosidade! 

Museu do Castelo: muito interessante!
Museu do Castelo: muito interessante!

Mas bem, vamos a um pouco de história sobre esse enigmático e antigo castelo lisboeta: 

CASTELO DE SÃO JORGE: UM POUCO DE HISTÓRIA

O Castelo de São Jorge foi construído pelos muçulmanos no século XI, e serviu como  fortaleza de proteção para os dirigentes da então cidadela islâmica de Alcazar. Na ocasião, o governo era exercido pelo alcaide mouro (governador) – cujo palácio situava-se nas proximidades – com o auxílio das elites responsáveis pela administração da cidade, que residiam em casas ainda hoje existentes no Sítio Arqueológico. 

Sim, vamos ter que admitir que os mouros não tinham mau gosto para escolher onde edificar castelos...
Sim, vamos ter que admitir que os mouros não tinham mau gosto para escolher onde edificar castelos…

Em 1147, na época da reconquista da Península Ibérica pelos cristãos, o exército do primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques I, tomou o castelo dos mouros e expulsou os muçulmanos da região. O Rei e a sua corte passaram a viver no local, que foi posteriormente transformado em Paço Real. 

Estátua de Dom Afonso Henriques I
Estátua de Dom Afonso Henriques I

Nessa época, o Castelo de São Jorge teve seus anos de glória, que se prolongaram até a integração de Portugal ao reino da Espanha, em 1580. A partir daí, o castelo adquiriu uma função mais funcional e militar, até o início do século XX. 

O nome atual desse castelo vem da devoção a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, atribuído por Dom João I, no século XIV.

Hoje em dia, o Castelo de São Jorge é considerado Monumento Histórico de Portugal desde 1910, e é um dos sítios turísticos mais visitados da cidade.

CASTELO DE SÃO JORGE: INFORMAÇÕES ÚTEIS

O que se vê abaixo é a Praça Martim Moniz, Lisboa
O que se vê abaixo é a Praça Martim Moniz, Lisboa

Como chegar: se você estiver em Lisboa, pode chegar lá a pé, a partir da estação de metro Martim Moniz (é uma subida relativamente rápida até o topo da colina, passando por ruelas lindinhas). 

Também dá para chegar lá de ônibus: recomendo pegar o ônibus número 737 na Praça da Figueira e descer na entrada do castelo. Para voltar, pegue o mesmo ônibus, no mesmo lugar onde desceu, e vá até a Baixa-Pombalina.

Endereço do castelo: Rua de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa.

Horários de abertura: aberto 7 dias por semana, das 09h às 18h. 

Tarifas: a visita é grátis para os moradores de Lisboa, desde que se apresente documento comprobatório do endereço. Em caso contrário, os bilhetes de entrada custam EUR 10,00 por pessoa. 

Site oficial: www.castelodesaojorge.pt

Vista da cidade do Pátio do Castelo, escolha um dia de sol para subir lá em cima!
Vista da cidade do Pátio do Castelo, escolha um dia de sol para subir lá em cima!

CASTELO DE SÃO JORGE: ARREDORES…

Caminhar pelos arredores do Castelo de São Jorge é muito agradável: as ruelas estreitas de pedras com roupas penduradas nas janelas dos prédios; as casinhas típicas portuguesas com imagens de santos católicos reconstituídos em azulejos nas fachadas; e as lojinhas de souvenires, concedem ao local um charme especial. Há, ainda, os simpáticos cafés e bistrôs, onde se pode fazer uma pausa antes ou depois da visita ao castelo e, de quebra, curtir um pouco mais o clima mais romântico dessa parte da cidade. 

Castelo de São Jorge, redondezas
Castelo de São Jorge, redondezas

Prepare-se para colecionar muitas fotos e  caminhar sem rumo por esse emaranhado de ruas de pedras e casinhas coloridas. 

Fachada das casas típicas portuguesas, uma gracinha!
Fachada das casas típicas portuguesas, uma gracinha!

Onde comer (e relaxar) nos arredores do Castelo de São Jorge:

Bem, há diversas opções bacanas nas redondezas do castelo para quem quer sentar e descansar um pouco na data da visita. Eu sugiro os seguintes locais: 

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau: presente em muitos lugares da cidade, e também aqui, é, sem dúvida, um lugar que aconselho para uma pausa gastronômica nas redondezas do Castelo de São Jorge. 

O pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela é delicioso!! O pastel custa EUR 5,00 (não é barato para os padrões portugueses), mas satisfaz bastante e é divino. Você não vai se arrepender! Dá para combinar o pastel com um cálice de vinho do Porto branco ou tinto (aconselho) 😉

Esse pastel de bacalhau é delicioso, uma pequena “refeição”, recomendo!

Endereço: Rua Santa Cruz do Castelo 3A 1100-478 Lisboa.

28 Café: esse é, na minha sincera opinião, o café mais criativo de Lisboa! Um charme… o espaço é uma réplica do antigo bondinho português (e ícone de Portugal). 

Que tal o interior desse cafezinho? Demais!
Que tal o interior desse cafezinho? Demais!

Situa-se num antigo edifício próximo aos portões do Castelo de São Jorge, e serve refeições deliciosas, assim como sorvetes e cafés. Recomendo! 

Balcão do 28 Café: é um bondinho!
Balcão do 28 Café: é um bondinho!

Endereço: Rua Santa Cruz do Castelo, 45 e 47A 1100-479, Lisboa.

Sorveteria Pedro Ramos

Deseja comer um sorvete de qualidade? 

Visite a sorveteria Pedro Ramos! 

O sorvete aqui é ótimo! Vá por mim... ;)
O sorvete aqui é ótimo! Vá por mim… 😉

Os sorvetes são elaborados com ingredientes de excelente qualidade, não são doces demais e são deliciosos! A oferta de sabores é extensa. Recomendo. 

Sorvete de chocolate, de avelã e de banana... muito gostosos todos!
Sorvete de chocolate, de avelã e de banana… muito gostosos todos!

Endereço: Rua Santa Cruz do Castelo, 15 e 15A 1100-479, Lisboa.

Bem, uma visita ao Castelo de São Jorge é um programa muito bacana para quem visita Lisboa, mas escolha um dia de sol e sem muito vento para subir até lá. Tente permanecer na colina para apreciar o pôr-do-sol, que é divino, e visite as redondezas do castelo: esse passeio é, sem dúvida, uma experiência inesquecível, divirta-se!

Partiu Lisboa! ;)))

5 Replies to “CASTELO DE SÃO JORGE”

    1. Sim, esse programa aqui em Lisboa é demais! Sem falar nas proximidades do castelo, que são lindas e têm muitos cafezinhos simpáticos e lojinhas fofas para descansar antes ou depois da visita ao castelo 😉 vale à pena!

    2. Luiz Antonio, esse lugar é divino! Super recomendo 😉
      Grande abraço!

Comments are closed.