O que visitar perto de Dublin

O QUE VISITAR PERTO DE DUBLIN

Você está na Irlanda, ou está considerando fazer uma visita ao país? Aqui vão algumas dicas sobre o que visitar perto de Dublin! 

Há passeios de um dia muito interessantes para se fazer nas proximidades da charmosa capital da Ilha Esmeralda. Estive uma semana de passagem por Dublin, no começo do ano, e tive a oportunidade de visitar algumas localidades próximas à cidade, que adorei e recomendo aos viajantes que escolherem a Irlanda para passar alguns dias de suas férias. 

O que visitar perto de Dublin Glendalough: lindo demais, divino, deslumbrante, imperdível!
O que visitar perto de Dublin Glendalough: lindo demais, divino, deslumbrante, imperdível!

Quanto ao clima, bem, não sei se tive sorte ou se as pessoas realmente exageram quando dizem que o clima irlandês é péssimo: visitei a Irlanda em fevereiro de 2020, no auge do inverno e, por incrível que pareça, não apanhei chuva o tempo todo (até vi um pouco de sol e céu claro em alguns dias à tarde.) Claro, fazia frio mas nada comparado ao frio do Canadá, por exemplo. Um casaco quente e impermeável, um gorro de inverno, um cachecol quentinho, luvas e botas apropriadas, são o suficiente para mantê-lo confortável na ilha nessa época do ano. Não há dúvida de que, se você puder visitar a Irlanda durante os meses de verão na Europa, será melhor. Mas caso você não tenha essa opção, saiba que é possível viajar durante o inverno também, com a vantagem de que os preços ficam mais acessíveis nessa época, por ser baixa temporada. Aliás, a chuva da Irlanda costuma ser fininha, tipo garoa, sendo raros os temporais que inviabilizam o passeio ou deixam as ruas alagadas por muito tempo.

Bem, mas o que fazer de bacana nos arredores de Dublin? 

Aqui vão algumas recomendações que testei e aprovei:

O QUE VISITAR PERTO DE DUBLIN: MALAHIDE CASTLE & HOWTH

MALAHIDE CASTLE

O Malahide Castle é uma das atrações imperdíveis para quem está de passagem por Dublin! 

Malahide Castle, fachada
Malahide Castle, fachada

O castelo fica no vilarejo de Malahide (a aproximadamente 13,6 Km a nordeste de Dublin), e é muito bonito (apesar de misterioso.)

Dizem que esse castelo é, inclusive, mal-assombrado: 5 fantasmas, de pessoas que habitaram o castelo em tempos mais remotos, já foram vistos perambulando por lá ou fazendo barulhos em algumas das suas salas.

Últimos descendentes da família proprietária do castelo. O próprio quadro é meio assustador: independentemente do ângulo, os olhares da menina e do garoto seguem o visitante... e o corpo da menina também, parece mudar de direção e continuar apontando para quem olha.
Últimos descendentes da família proprietária do castelo. O próprio quadro é meio assustador: independentemente do ângulo, os olhares da menina e do garoto seguem o visitante… e o corpo da menina também, parece mudar de direção e continuar apontando para quem olha.

A sua construção teve início em 1185, com Richard Talbot – um cavaleiro que pertenceu às tropas do Rei Henrique II e o acompanhou à Irlanda em 1174. Em reconhecimento, foi presenteado pelo Rei com as terras e o porto de Malahide. A propriedade pertenceu à família Talbot por 791 anos: de 1185 a 1976, quando a última herdeira faleceu sem deixar descendentes. O castelo passou então a ser propriedade do Estado irlandês. 

Malahide Castle, jardins
Malahide Castle, jardins

A sala de jantar é tipicamente medieval: com paredes de pedra e detalhes de madeira escura, uma mesa grande bem no centro, e baldes numa das laterais, que serviam para as pessoas fazerem suas necessidades, mais tarde jogadas para fora pelas janelas (sim, nojento, mas naquele tempo não existiam banheiros, e as pessoas passavam bastante tempo à mesa….) Também há passagens secretas em um dos cantos da sala, para que a família pudesse escapar caso fosse o castelo tomado por tropas inimigas. Alguns fantasmas são vistos à noite, ao redor dessa sala. Aliás, se você fizer a visita guiada (de cerca de 1h), o guia provavelmente vai contar as histórias dos fantasmas e mostrar quem são eles, nas pinturas dispostas nas paredes da sala de jantar. Super aconselho fazer a visita guiada!

Como todos os castelos europeus, o Castelo de Malahide conta com belos jardins, por onde aconselho uma caminhada, e uma lojinha de souvenirs bem grande com uma cafeteria / restaurante. 

HOWTH

Pequeno município de pescadores e um dos locais mais vikings da Irlanda (inclusive o nome é de origem viking), Howth fica a 16,9 Km de Dublin. Há vários trens que ligam Dublin a Howth diariamente. 

Howth, próximo a Dublin
Howth, próximo a Dublin

Eu passei por Howth em um tour organizado de meio dia, que incluía a visita ao Castelo de Malahide e essa cidadezinha pitoresca. Amei! 

Super recomendo um passeio a pé pelo centrinho de Howth: as casinhas típicas locais são muito fofas. Sugiro igualmente uma visita ao Howht Market (o mercado local tem várias bancas, dispostas lado a lado, vendendo artesanato, doces e comidas diversas); à Abadia de St Mary’s (uma estrutura em ruínas, mas muito linda e popular entre os visitantes); às falésias próximas ao mar (ou Howth’s Cliffs) e, é claro, ao píer local – melhor ainda se você puder assistir ao pôr-do-sol no píer. Não deixe de degustar o pescado de Howth, e a culinária local à base de frutos do mar.

Howth's Cliffs: lindo!!!
Howth's Cliffs: lindo!!!

O QUE VISITAR PERTO DE DUBLIN: KILKENNY; WICKLOW MOUNTAINS & GLENDALOUGH 

GLENDALOUGH 

Um dos lugares mais lindos que vi na Irlanda, o vale dos mosteiros de Glendalough, fica no Condado de Wicklow, uma região belíssima com paisagens naturais incríveis a cerca de 49Km ao sul de Dublin. 

Glendalough e Wicklow Mountains já serviram, inclusive, como cenários para a produção de diversos filmes e séries famosos, como Coração Valente, em 1994, e os Vikings, em 2013, por exemplo. 

Glendalough, paisagens... demais!
Glendalough, paisagens… demais!

Os mosteiros de Glendalough (casas de pedra espalhadas por essa paisagem divina) datam do século VI, e foram criados inicialmente por San Kevin. O local tornou-se um centro de peregrinação depois da morte do Santo. 

Antigas casas monásticas de Glendalough: esse lugar tem uma energia muito boa
Antigas casas monásticas de Glendalough: esse lugar tem uma energia muito boa.

Glendalough sofreu diversos ataques e invasões vikings e inglesas ao longo da história. 

Há dois lagos imensos (o Upper Lake ou “lago superior” e o Lower Lake ou “lago inferior”) situados nesse parque, bem como um cemitério antigo, que se estende por alguns metros próximo às ruínas do Lower Lake. 

Glendalough, cemitério antigo
Glendalough, cemitério antigo

Esse é um lugar ideal para fazer caminhadas, relaxar, meditar e tirar muitas fotos lindas da paisagem deslumbrante do interior da Irlanda. 

Glendalough e seus lagos... lindos! Espelhos d'água
Glendalough e seus lagos… lindos! Espelhos d'água

Dica: Sugiro visitar o local em um dia nítido! Se houver cerração e neblina, esqueça, é furada! O mesmo vale para o Wicklow Mountains National Park.

WICKLOW MOUNTAINS NATIONAL PARK

Próximo à Glendalough, cerca de 10 min de carro ou 2h de caminhada, o Wicklow Mountain National Park é outra atração imperdível nas proximidades de Dublin, na Irlanda.

Paisagem, natureza... Wicklow Mountains, Irlanda
Paisagem, natureza… Wicklow Mountains, Irlanda

O Wicklow Mountain National Park é uma área de proteção ambiental, de 220 Km2, com lagos e paisagens naturais deslumbrantes, onde você pode fazer caminhadas, trilhas, mergulho, escaladas, etc. 

Para maiores informações sobre o que fazer por lá, visite: https://www.wicklowmountainsnationalpark.ie

Wicklow Mountains, lago
Wicklow Mountains, lago

Normalmente os tours de um dia (vendidos em várias agências de viagens e pontos de informações turísticas no centro de Dublin) incluem um bate-e-volta a Wicklow Mountains e Glendalough juntos. Recomendo! É mais divertido fazer esses passeios com outras pessoas, em um tour organizado, do que ir sozinho, sinceramente. 

CIDADE MEDIEVAL DE KILKENNY 

A cidade medieval de Kilkenny é outro lugar interessante para conhecer nas proximidades de Dublin. 

Kilkenny: dá para visitar em um "bate e volta" de Dublin
Kilkenny: dá para visitar em um “bate e volta” de Dublin

Kilkenny fica a cerca de 124Km a sudoeste de Dublin (1h30 de ônibus) e dá para ser praticamente toda percorrida a pé. É bem pequena, e o Castelo de Kilkenny é a sua maior atração. 

O Castelo de Kilkenny data de 1190, e é atualmente uma das atrações turísticas mais visitadas do país. 

Castelo de Kilkenny
Castelo de Kilkenny

Outros lugares que recomendo visitar, em Kilkinny, são: a Cathedral Church of Saint Canice;a Catedral Romana de Santa Maria (igreja católica); a Rothe House and Garden (casa de uma antiga família de comerciantes do século XVI); e a cervejaria Smithwick’s (tour com degustação.)

Castelo de Kilkenny: fachada
Castelo de Kilkenny: fachada

Dica: Não deixe de provar a cerveja vermelha da Smithwick’s, acompanhada de um pretzel! A cerveja é excelente e custa pouco: comprei uma garrafa por EUR 2,50.

Cervejas Smithwick’s, Kilkenny
Cervejas Smithwick’s, Kilkenny

Bem, essas são algumas das minhas recomendações de o que fazer próximo a Dublin. Há mais coisas para ver na Irlanda, claro. Aliás, a Irlanda é um país pequeno, portanto, dá para explorá-la bem em poucos dias.

Se você estiver por lá por pouco tempo (e não tiver amigos ou conhecidos no país), sugiro que faça esses programas em tours organizados a partir de Dublin! É mais divertido, dá para conhecer uma galera bacana e você poupa tempo (e dinheiro, em deslocamentos.) Vá por mim 😉

One Reply to “O QUE VISITAR PERTO DE DUBLIN”

Comments are closed.