VISITA ÀS FAMOSAS FALÉSIAS DE MOHER, NA IRLANDA

Se você me perguntar qual o país que eu visitei nos últimos anos que tem uma natureza deslumbrante (e até um pouco misteriosa), esse país é a Irlanda. Aliás, se você estiver programando uma ida até lá, não pode deixar de fora do seu roteiro uma visita às famosas Falésias de Moher, um dos lugares mais incríveis da Irlanda.

Visita às famosas falésias de Moher, na Irlanda
Visita às incríveis Falésias de Moher, na Irlanda: vista típica dos penhascos mais famosos do país

Visitei as Falésias de Moher no inverno, em dezembro do ano passado, num bate-e-volta de Galway. Achei o lugar de uma beleza incomum e exótica. Sim, as Falésias de Moher têm uma energia diferente: é como se você estivesse “em outro mundo”, não sei como explicar. Tudo o que posso dizer aos futuros viajantes é: não deixe de ir até lá e de contemplar com seus próprios olhos esse cenário deslumbrante e enigmático.

As Falésias de Moher estão localizadas no extremo oeste da Irlanda, no Condado de Clare, e ficam dentro do parque geológico da UNESCO – The Burren and Cliffs of Moher UNESCO Global Geopark.

Formados há 320 milhões de anos, esses penhascos gigantescos erguem-se até 214 metros acima do oceano Atlântico, nas proximidades da Torre O’Brien (seu ponto mais alto), e estendem-se por cerca de 8Km da costa atlântica de West Clare.

Visita às famosas falésias de Moher, na Irlanda
Turistando pelas Falésias de Moher, na Irlanda: vista da Torre O'Brien

Por cima das falésias, há uma estrada estreita, por onde você pode caminhar tranquilamente e contemplar as paisagens únicas do maior cartão postal da Irlanda. Sugiro respeitar os limites dessa estrada e não se debruçar sobre a cerca de madeira que a limita: é perigoso. Já teve turista que caiu penhasco abaixo. Não queira seguir o exemplo!

Visita às famosas falésias de Moher, na Irlanda
Estrada que costeia as Falésias de Moher, na Costa Oeste da Irlanda

Dependendo do dia, você pode avistar inclusive as Ilhas Aran, a Galway Bay, as Twelve Bens Mountains e a Maam Turk Mountain Range ao norte e a oeste. Já, ao sul, dá para ver a Loop Head, com a costa de Kerry encoberta pela névoa.

Fiz a caminhada ao longo das falésias num dia gélido de inverno, com bastante vento, porém sem que isso se tornasse um empecilho. Apesar do vento, o dia estava relativamente nítido e o pôr-do-sol do final de tarde tornava o lugar ainda mais especial. A vista do oceano Atlântico, estendendo-se pelo horizonte e confundindo-se com o céu colorido do final de tarde, era surpreendente! De um lado avistavam-se as falésias e,do outro, um parque rochoso, de chão cinza, coberto pela geada daquele dia frio. 

Visita às famosas falésias de Moher, na Irlanda
Em outro planeta? Não, nas famosas falésias de Moher, Irlanda

A minha impressão era de estar em algum outro planeta, longe e distante da Terra, perdida no espaço. Era um cenário meio místico, de uma beleza exuberante e silenciosa. Posso afirmar que a energia desse lugar milenar é especial.

Visita às famosas falésias de Moher, na Irlanda
A vista desses penhascos gigantescos é surpreendente!

Aproveite cada minuto e tire muitas fotos!

COMO VISITAR AS FAMOSAS FALÉSIAS DE MOHER, NA IRLANDA: CONSELHOS PRÁTICOS

Como chegar: eu recomendo ir até lá de excursão organizada a partir de Galway ou Limerick, mas também é possível visitar as Falésias de Moher por conta própria, de ônibus.

Muitos hostels e hotéis em Galway e em Limerick vendem tours organizados, de um dia até lá. Antes de comprar algum deles, recomendo visitar os ofícios de turismo locais* e fazer uma rápida pesquisa na internet: você pode economizar alguns euros com isso:

*Site ofício de turismo de Galway: https://www.galwaytourism.ie

Quanto tempo dura a visita: bem, depende. Se você for de excursão, prepare-se para fazer um bate-e-volta de um dia até lá, passando por outros lugares igualmente divinos, como o Dunguaire Castle e Burren (fotos abaixo.) Se for sozinho, você organiza o seu tempo à sua maneira.

No caminho para as famosas falésias de Moher, na Irlanda
Última parada antes das Falésias de Moher: Burren e suas rochas bizarras e enigmáticas.
No caminho para visitar as falésias de Moher, na Irlanda
Dunguaire Castle, primeira parada rumo às falésias de Moher, saindo de Galway

Eu visitei as Falésias de Moher de excursão, e valeu muito à pena (eu não as visitaria sozinha.) Uma vez no parque geológico onde encontram-se as falésias, fizemos uma parada de 1h15 mais ou menos, e foi mais do que o suficiente para percorrê-las a pé. Ainda deu para ver a lojinha local com calma e para tomar um chá quente para se aquecer.

Quanto custa: as excursões de um dia, saindo de Galway, custam entre 30€ – 45€ (valores de 2022.) Por conta certamente será muito mais barato. Porém, você talvez não visite outros pontos de interesse, igualmente incríveis, no caminho até lá e, certamente, não haverá um guia bem humorado fazendo piadas e um pessoal bacana para interagir com você!

O que usar: use roupas (e sapatos) confortáveis para caminhar, leve algum lanche na bolsa e uma garrafa d'água.

Se você fizer a visita às falésias de Moher no inverno, agasalhe-se! Leve um casaco quente, gorro, luvas e cachecol: o frio é de lascar e o vento piora a situação. Aliás, falando em vento, acredito que ele sopre forte por lá na maior parte do ano. Uma jaqueta ou capa adequada para enfrentá-lo com menos desconforto pode ser sempre útil.