Cidade dos moinhos Holanda Zaanse Schans

CIDADE DOS MOINHOS NA HOLANDA

Feche os olhos por um instante e imagine um lugar lindo, com moinhos-de-vento de todos os tamanhos, campos floridos, arco-íris, casinhas coloridas e barracas de madeira vendendo stroopwafel com calda de chocolate, vinho quente com cravo e canela e todo o tipo de souvenir! Sim, esse paraíso existe e chama-se Zaanse Schans, um bairro de Zaandam, ou “cidade dos moinhos na Holanda”, relativamente próximo a Amsterdã. 

Cidade dos moinhos Holanda: Zaanse Schans, demais!
Cidade dos moinhos Holanda: Zaanse Schans, demais!

Visitei Amsterdã há alguns meses (no auge do inverno europeu) e confesso que, se não fosse uma amiga local me dar esta sugestão, eu provavelmente teria deixado de conhecer esse lugar encantador. 

Zaanse Schans, casinhas típicas
Zaanse Schans, casinhas típicas

Abaixo vou comentar um pouco sobre esse passeio (na minha opinião, obrigatório) para quem vai até a Holanda. Acompanhem-me:

CIDADE DOS MOINHOS NA HOLANDA

Zaanse Schans é uma das localidades próximas de Amsterdã que mais atrai turistas. Também, ponderemos: um simples passeio a pé (ou de bicicleta) por este pequeno vilarejo repleto de moinhos já é, por si só, um programa fascinante! 

Zaanse Schans, belo programa pertinho de Amsterdã
Zaanse Schans, belo programa pertinho de Amsterdã

Aliás, justamente por ser uma cidade pequena, dá para percorrê-la toda a pé e, de quebra, tirar muitas fotos incríveis, de todos os ângulos possíveis! 

A impressão que se tem é de voltar vários anos na história, e deparar-se com a típica Holanda dos séculos precedentes: a localidade toda é quase um museu a céu aberto! Eu fiquei tão impressionada ao visitar Zaanse que perdi um pouco a noção de tempo… fiz uma verdadeira imersão na história, nos costumes e nos sabores deste pequeno território deslumbrante do norte da Europa. 

A cidade dos moinhos é espetacular, e a natureza é linda! Uma paz ;)
A cidade dos moinhos é espetacular, e a natureza é linda! Uma paz 😉

Na minha opinião, o melhor programa para fazer na cidade dos moinhos holandesa é justamente perder-se por entre as suas ruelas estreitas, observar suas construções históricas, entrar nos bares e cafés e passar bastante tempo perambulando entre as várias lojas de souvenirs. Andar sem rumo. Esquecer da vida. Aproveitar esse passeio para curtir o clima e as paisagens holandesas tradicionais, e para experimentar os doces e as bebidas locais. 

Arquitetura tradicional
Arquitetura tradicional

Dica: prove a cerveja de cacau, da Zaans Done CacaoLab: é forte, mas boa! 

Bem-vindos à bela Holanda de uma vez...
Bem-vindos à bela Holanda de uma vez…

Mais especificamente, sugiro uma visita aos seguintes locais: 

Albert Heijn Shop: esse pequeno atelier expõe alguns utensílios de época dos primeiros dias de Albert Heijn, a principal cadeia de supermercados holandesa atualmente. O local é pequeno, mas charmoso. 

Bakkerijmuseum ou'In de Gecroonde Duyvekater’: é uma antiga casa que data de 1685 e atualmente é uma padaria, decorada ao estilo século XIX. 

O nome do local originou-se de um famoso pãozinho doce, típico de Zaanse, e que ainda é fabricado por lá hoje em dia.

Zaans Museum: se você estiver com tempo de sobra em Zaanse, e tiver interesse em aprender um pouco mais sobre a história da Holanda e do povo holandês, esse museu pode ser interessante. A entrada tem um custo de aproximadamente EUR 12,00 (valores de 2020). 

O Zaans Museum abrange diferentes repartições, espalhadas pela cidade, como “The Cooperage; The Jisper House, and The Weaver’s House” em inglês. Cada uma dessas estruturas conta a história da Holanda de uma perspectiva diferente. 

Museum Zaanse Tijd: a própria fachada deste museu, uma casa tipicamente holandesa pintada de verde, já vale uma parada e algumas fotos! 

Aqui o foco é a fabricação de relógios, e o interior da casa é bem bonito.

Também dá para fazer uma visita ao interior de algum dos vários moinhos-de-vento (sim, a entrada é paga.)

Que tal esta vista?
Que tal esta vista?

CIDADE DOS MOINHOS NA HOLANDA: INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Como chegar: Zaanse Schans fica bem próximo de Amsterdã (12Km), e dá em torno de 19 minutos de trem desde a Estação Ferroviária Central da cidade (Amsterdam Centraal Station.)

Existem aproximadamente 41 trens diários para lá – desça na estação Zaandijk Zaanse Schans. A viagem custa em torno de EUR 5,00 (valores de 2020). 

Da estação Zaandijk Zaanse Schans ao centrinho dá uns 15 minutos a pé: não se preocupe, ainda que os nomes holandeses sejam difíceis de memorizar, tudo é muito bem sinalizado e há indicações por todos os lados, portanto, você não vai se perder.

Cidade dos moinhos num dia típico de inverno (com chuva, claro) e arco-íris!
Cidade dos moinhos num dia típico de inverno (com chuva, claro) e arco-íris!

Quanto tempo ficar: uma tarde ou uma manhã está de bom tamanho para passear tranquilamente por lá.    

No comments... kkk lindo! Programa imperdível ;)
No comments… kkk lindo! Programa imperdível 😉

Quando ir: sinceramente, acredito que Zaanse Schans é um lugar divino em qualquer estação do ano. Eu visitei a cidade dos moinhos em janeiro, no pico do inverno holandês, e não me arrependo: tive uma experiência perfeita, mesmo com o frio (que, na minha opinião dava um charme extra ao local.)

É claro que, na primavera e no verão, os campos floridos deixam as paisagens ainda mais deslumbrantes (parecendo um arco-íris na terra), mas ainda assim, o outono e o inverno têm lá seu charme (e sabores característicos).

Sim, moinhos para todos os lados!
Sim, moinhos para todos os lados!

E então?

Partiu Holanda assim que a crise do Covid19 terminar! Tenho certeza de que você vai adorar este programa. Fica a dica!