Como enfrentar o inverno canadense?

COMO ENFRENTAR O FRIO DO INVERNO CANADENSE

Como enfrentar o frio rigoroso do inverno canadense é uma das maiores preocupações de quem visita o país em meses de inverno, ou de quem se muda para lá (temporária ou permanentemente). 

Se esse for o seu caso, confira as dicas de quem já morou em Montréal, QC, durante quatro anos!! Sinceramente, entendo bem desse assunto. 

Abaixo dou algumas dicas valiosas (com foco em Montréal e Toronto). Vamos lá:

Como é o frio de Montréal, Québec

Vista de Montréal, QC, no inverno
Vista de Montréal, QC, no inverno

Lembro até hoje do dia em que cheguei a Montréal, com o objetivo de estudar e de morar lá por um tempo: foi no começo do mês de janeiro (auge do inverno no Canadá). Saí do Brasil com temperaturas de 40°C (o verdadeiro “inferno na Terra”, super abafado) e cheguei em Montréal, com os termômetros marcando em torno de -30°C, com tudo coberto de neve, como eu nunca tinha visto na vida. Gente, era MUITA neve, verdadeiras “montanhas” de neve nas bordas das calçadas, que deixavam as ruas todas brancas!!

Dou um prêmio para quem adivinhar onde está o carro...
Dou um prêmio para quem adivinhar onde está o carro…

Choque térmico? 

Beeem, nem tanto: no Canadá todos os lugares são muito aquecidos (às vezes até demais)! O que mais me chocou foi a quantidade de neve (e a dificuldade para caminhar na rua, em meio a tanto gelo, que equivalia a andar sobre cômoros de areia fofa na praia), o clima muito seco (comparado a Porto Alegre, RS), e a sede freqüente que sentia: devido ao aquecimento potente, a pele resseca, e dá muita vontade de beber água o tempo todo. 

Ruas de Montréal, QC, no inverno
Ruas de Montréal, QC, no inverno

A primeira coisa que fiz, assim que cheguei, foi comprar um bom creme hidratante para as mãos (coisa que, no Brasil, nunca usava): as minhas mãos secaram de um jeito que chegava a machucar. Também comprei creme hidratante para o rosto e para o corpo, e super recomendo adquirir bons produtos cosméticos para enfrentar o frio canadense, se você for para lá nessa época.

Também tive que sair para comprar botas quentes (com pele por dentro) e com sola própria para andar na neve e não derrapar. Falarei mais adiante sobre o figurino apropriado para o suportar o inverno no Canadá: aqui vou comentar melhor sobre como, realmente, é o frio nessa parte do país. 

Pois bem, Montréal, na Província do Québec, é uma cidade linda (e muito gelada no inverno). O frio de lá é rigoroso, há semanas em que a temperatura pode alcançar os -40°C. Porém, esse frio extremo não costuma durar mais de uma ou duas semanas seguidas. Na maior parte do tempo, entre os meses de dezembro e março, a temperatura fica em torno de -10°C e 5°C. 

Perto da cidade velha, Montréal, QC, inverno canadense
Perto da cidade velha, Montréal, QC, inverno canadense

Para ser bem honesta, abaixo dos -10°C, você nem sente mais tanta diferença (a menos que haja algum dia absurdamente congelante, como – 40°C). Em Montréal  neva muito, de verdade, mas também há uma super infraestrutura para limpar as ruas e manter tudo funcionando normalmente. Juro que, se o Canadá não fosse um país desenvolvido, seria impossível viver lá durante boa parte do ano…

Auge do inverno no Canadá: Montréal, QC
Auge do inverno no Canadá: Montréal, QC

O lado bom é que as paisagens ficam encantadoras: Montréal vira um “presépio vivo” de tão charmosa, com suas paisagens invernais, as árvores cobertas de neve, os lagos congelados e a neve caindo. 

Ao contrário do que muitos imaginam, no inverno, o céu da cidade costuma ser azul na maior parte do tempo, e muitas vezes há até sol (esses são os dias mais frios). 

Normalmente, nessa parte do Canadá, o frio começa a chegar em meados de novembro, e vai embora apenas no fim de maio. Claro que há excessões, dependendo do ano, mas no geral, percebi que funcionava assim. 

Como é o frio de Toronto, Ontario

Toronto fica a aproximadamente 540 Km de Montréal (de carro, dá em torno de 5h de viagem). 

O inverno em Toronto não costuma ser tão extremo quanto em Montréal (por poucos graus de diferença, na verdade), mas ainda é congelante para os padrões brasileiros. Há menos neve do que em Montréal, mas ainda assim, é frio pra caramba e a duração do inverno é semelhante à do Québec. 

Inverno em Toronto, ON
Inverno em Toronto, ON

Aliás, se você quiser se divertir um pouco zoando do inverno de Toronto, recomendo que assista esse vídeo, de ParaPartirseDeRisahttps://partiugiraromundo.com/argentino em toronto.

Come é o frio de Vancouver, British Columbia

Se você não curte muito frio, mas ainda assim quer conhecer o Canadá, e só pode viajar nos meses de inverno no hemisfério norte, sugiro que vá para Vancouver, localizada na costa oeste do país, onde o inverno é bem mais ameno. 

Em Vancouver, não costuma haver neve mas, em compensação, chove bastante. 

As temperaturas entre os meses de inverno por lá oscilam entre 0°C e 8°C.

Inverno em Vancouver, BC
Inverno em Vancouver, BC

Como é o frio em Winnipeg, Manitoba

Gente, não recomendo visitar Winnipeg no inverno, sinceramente. 

Aqui o frio é desumano, as temperaturas em janeiro e fevereiro podem chegar a -45°C ou -50°C. Não sei como os moradores desse lugar sobrevivem a isso, mas já ouvi falar que recorrem a “roupas térmicas” nessa época. 

O pior é que, em Winnipeg, venta bastante (e muito forte). 

Winnipeg, Canadá no inverno
Winnipeg, Canadá no inverno

Muitos canadenses costumam viajar para lugares mais ensolarados nos meses de inverno. É comum encontrar tours all inclusive para vários destinos do Caribe, ou da Flórida, relativamente baratos. 

Como enfrentar o inverno canadense: roupas e sapatos adequados

Abaixo dou algumas dicas valiosas sobre como enfrentar o inverno canadense numa boa. Confira:

Roupas: para passar um inverno aquecido, no Canadá, sugiro que você compre roupas adequadas. 

Ao contrário do Brasil (mais especificamente falando, do RS, de onde eu sou), as roupas para o frio canadense e para o frio gaúcho são bem diferentes, devido a um fator básico: no sul, nós praticamente temos que colocar casaco para entrar dentro das casas, que são GÉLIDAS, e a umidade é terrível (é comum escorrer água das paredes). Qualquer friozinho muquirana de 5°C dá uma sensação térmica de -8°C, no mínimo. 

Já no Canadá, o frio é seco, muito mais rigoroso e constante, estendendo-se por vários meses, o que torna obrigatória uma excelente infraestrutura para os meses mais frios do ano, por uma questão básica de sobrevivência. 

Dito isso, aqui no Brasil temos o costume de nos agasalhar com blusões super grossos (e muitas vezes, desconfortáveis) de inverno para permanecer nos interiores dos prédios, e vestir um casaco ou jaqueta por cima para ir para a rua. No Canadá, é possível usar alguma coisa bem mais leve e confortável para ficar no interior dos locais, que são totalmente aquecidos, e usar algum casaco mega quente (muito mais do que aqueles que usamos no Brasil) por cima apenas para sair para a rua. 

Roupas estilosas de inverno: aposte nelas!
Roupas estilosas de inverno: aposte nelas!

Esqueça aqueles blusões super grossos, coloridos, de acrílico do Brasil (lá ninguém usa isso e você vai se sentir um palhacinho interiorano). Ao invés disso, prefira alguma blusa mais básica, fininha e confortável, de lã pura (que esquenta de verdade e não é desconfortável). Adquira igualmente peças mais leves e não tão quentes, para conseguir permanecer nos lugares super aquecidos, sem passar calor. Sugestão: prefira roupas de cores mais escuras ou mais uniformes;

Casaco: compre um EXCELENTE casaco, bem quente e que proteja do vento e da neve (impermeável por fora, de preferência) para sair na rua. Prefira casacos com capuz. Você vai precisar! 

Acessórios para o frio: luvas bem quentes (sugiro luvas especiais para esquiadores, pois todas as outras não protegem direito); um gorro que cubra toda a cabeça e inclusive as orelhas, bem quente (com peles por dentro e com algum tecido externo que proteja do vento e da neve) e cachecol. Compre mais de um gorro, mais de um par de luvas e vários cachecóis para poder variar e ter o que vestir quando precisar lavar algum desses itens;

Dica: esqueça brincos, anéis, colares e pulseiras durante o inverno: esses acessórios só vão incomodar e estragar as suas roupas ou puxar fio das suas blusas…

Enfrentando o inverno no Canadá: é assim que você vai ficar!
Lidando com o frio extremo do inverno canadense: é assim que você vai ficar!

Sapatos: compre uns dois pares de botas de couro, com pele por dentro, quentes e com sola específica para caminhar na neve. Certifique-se de que os sapatos não permitam que entre água de jeito nenhum (quando a neve começa a derreter, as ruas ficam um verdadeiro “lodo”, formam-se poças de água gelada por todos os lados e, se seus sapatos não forem bons, vai entrar água dentro deles). Inclusive, em dias muito frios (normalmente depois de uma nevasca), as ruas ficam com “espelhos” de gelo liso super escorregadios!! Levei muitos tombos por lá em razão disso.

Dica: compre os produtos de manutenção adequados para seus sapatos: você vai precisar. No Canadá colocam-se pedras de sal na neve para ela derreter mais rápido e, se você não cuidar dos seus sapatos, poderá perdê-los em pouco tempo. Eles ficam esbranquiçados por conta do sal, e o piso das casas também (por isso o hábito de tirar os sapatos para entrar em casa). 

Exemplo de botas para enfrentar o frio canadense (sugiro cano alto)
Exemplo de botas para enfrentar o frio canadense (sugiro cano alto)

Meias: adquira vários pares de meias quentes;

Roupas de esqui: mesmo que você não esquie, adquira alguma roupa de esqui e peças do tipo segunda-pele para botar por baixo (meias-calças e camisetas). Dependendo do ano, seus jeans e calças sociais não serão suficientes: você vai ter que vestir calças de esqui por cima das suas calças normais para sair na rua sem congelar. Roupas de esqui não são baratas, mas você pode comprar roupas semi-novas ou usadas, em bom estado (inclusive de pessoas que estão indo embora, e querem passar adiante suas roupas, em grupos do facebook, por exemplo). É uma questão de sobrevivência; 

Roupas de esqui podem mantê-lo aquecido durante o inverno canadense
Roupas de esqui podem mantê-lo aquecido durante o inverno canadense

Óculos de sol: você vai precisar de seus óculos de sol para proteger os olhos da claridade da neve;

Cosméticos: adquira bons cremes hidratantes para as mãos, para o rosto e o corpo. 

Dica: o Bepantol é um dos melhores hidratantes que existe. Ele é oleoso, mas é eficiente (use ele à noite). 

Cosméticos com texturas mais viscosas vão ser seus aliados no inverno canadense
Cosméticos com texturas mais viscosas vão ser seus aliados no inverno canadense

Algumas sugestões de onde comprar roupas e acessórios em Montréal, QC:

Simons: aqui você pode adquirir coisas boas a preços razoáveis. Eles vendem roupas femininas, masculinas, de crianças, acessórios, roupas de festa, para o dia a dia, e até coisas para a casa, como toalhas, acolchoados etc;

La Baie d’Hudson: loja imensa de departamentos. Aqui há milhares de opções de roupas, cosméticos, objetos de decoração, sapatos, entre outros, para todos os gostos e bolsos;

Centre Eaton: shopping center com várias lojas;

Winners: loja mais barata, que vende de tudo (desde roupas até utensílios de casa) ;

Rudsak: marca fashion canadense, que vende artigos lindíssimos de pele e couro. Não é uma loja barata, mas os artigos são bons e bonitos. Comprei alguns acessórios aqui e uma bolsa preta, de couro, que me durou bastante;

Aldo: loja de sapatos bem popular no Canadá;

Pharmaprix e Jean Coutu: são farmácias onde você encontra uma grande variedade de cosméticos, produtos de maquiagem, etc. Se você for morar no Canadá por um tempo, recomendo fazer os cartões de fidelidade desses estabelecimentos, porque dão vários descontos bacanas!

Também vale à pena adquirir um umidificador. Eu dormia bem com um aparelho desses ligado a noite toda (meu nariz parava de sangrar). 

Sobrevivendo ao frio canadense: cuidando da alimentação 

Gente, é o seguinte: não tem como ficar bem por muito tempo em lugares com temperaturas tão extremas sem uma boa alimentação, acredite!

Sei que, no inverno, dá vontade de se empanturrar de doces, chocolates, cafés e bebidas quentes açucaradas, massas, pães e frituras, mas meu conselho é bem simples: se você quiser ter disposição e saúde, procure evitar ao máximo todas essas coisas. Passe longe de açúcares, carboidratos, frituras e produtos muito processados e industrializados. Não beba refrigerantes nem cafés adocicados, cheios de creme como os da Starbucks e os do Tim Hortons.

Procure ingerir carne branca, frutas, legumes, grãos, nozes, ovos e demais produtos do gênero (isso, inclusive, deve ser sempre, não apenas no inverno). Sei o que digo. Achei a comida do Canadá, em geral, muito processada…

Frutas & vitaminas: seus aliados no inverno canadense
Frutas & vitaminas: seus aliados no inverno canadense

Aliás, se você estiver em Montréal, sugiro que compre frutas e legumes no Marché Jean Talon. Nesse mercado, estilo fruteira, essas coisas costumam ser um pouco mais naturais, apesar de mais caras (aliás, diga-se de passagem, no Canadá, as frutas e legumes não são nada baratos, mas seu corpo agradece o investimento). A maioria das frutas, por exemplo, são importadas de outros países, e acabam sofrendo amadurecimento forçado ou amadurecendo no transporte. Isso faz com que elas cheguem ao Canadá já meio sem gosto. Eu costumava sentir muita saudade da alimentação brasileira (principalmente de frutas e legumes com cheiros e sabores correspondentes). 

Também procure ingerir bastante líquido, e invista em complementos alimentares. Nas grandes redes de farmácia, há uma vasta gama de produtos do tipo vitaminas, proteínas e minerais, de várias marcas e todos os preços. Esses produtos também não costumam ser baratos, mas são necessários: ninguém consegue ingerir diariamente todos os elementos que o nosso corpo precisa para se manter saudável, apenas com a alimentação.

Se você for ficar no Canadá por mais tempo, sugiro que consulte um nutricionista, no Brasil, antes de embarcar, e peça alguma orientação sobre quais os produtos multivitamínicos que você deve tomar para ajudá-lo a manter a forma (e o ânimo) em épocas mais frias (e quais as dosagens deve ingerir, levando em conta a sua idade e massa corporal). 

Como enfrentar o inverno canadense: xô depressão sazonal! 

Sim, a depressão sazonal existe e, se você não tomar cuidado, ela pode evoluir para quadros mais graves. Vivi isso na pele, e não desejo para ninguém.

Enfrentando a depressão sazonal no inverno canadense...
Enfrentando a depressão sazonal no inverno canadense…

O fator que eu considero pior, no inverno canadense, é a falta de luz solar por períodos muito prolongados. 

Quanto às temperaturas baixas, bem… dá para dar um jeito, usando roupas e acessórios adequados. Mas a questão da falta de luminosidade não tem solução.

No auge do inverno canadense, o dia amanhece tarde (às 8h ainda é escuro) e anoitece muito cedo (às 15h30 já é noite). Ou seja: você tem pouquíssimo tempo de luz natural (isso, se o dia não estiver nublado ou se não estiver chovendo ou nevando). 

Lembro de ir para o meu curso de manhã, passar o dia com luz artificial, e sair quando, na rua, já estava um breu. Essa rotina durante quatro meses por ano, no mínimo, é pra matar! 

A falta de luz natural somada ao frio extremo, é um desencadeador poderoso de baixo astral, letargia, preguiça, mau humor ou azedume crônico, irritabilidade, além de nostalgia, falta de esperança e negativismo. Um prato cheio para o famoso blues invernal tomar conta. 

O que você pode fazer com relação a isso? Alguns hábitos, listados abaixo, podem ajudá-lo:

Praticar esportes ou exercícios físicos regularmente: se você nunca foi muito fã de academia de ginástica, é um bom momento para repensar seus hábitos. Sedentarismo só vai piorar (e muito) a situação, vá por mim…

Bastante exercício vai ajudá-lo a enfrentar o inverno canadense numa boa
Bastante exercício vai ajudá-lo a enfrentar o inverno canadense numa boa

Se você estiver no Canadá apenas a passeio, por um período curto, sugiro que aproveite para caminhar bastante pelas grandes galerias e pelos centros comerciais. Mantenha uma agenda cheia e tente aproveitar as suas férias da melhor maneira possível. 

Dica: em Montréal, você pode se deslocar pela “cidade subterrânea”, sem ter que sair para a rua. A tal “cidade subterrânea” é, na verdade, um aglomerado de shoppings, galerias e estações de metrô, conectados por baixo da terra, no centro da cidade.

Se você estiver no país por mais tempo, um dos melhores investimentos que vai fazer por você mesmo é uma inscrição em alguma academia ou centro esportivo. Procure treinar, no mínimo, três vezes por semana e você vai estar se ajudando bastante! 

Complementos alimentares: a vitamina D é uma poderosa aliada contra a depressão sazonal e a preguiça. Informe-se com especialistas qual a dosagem adequada para você e não economize com isso. Outros complementos que podem ajudá-lo a manter a boa disposição são: cápsulas de fish oil (ricos em ômega 3) e zinco, para melhorar a sua imunidade. No Canadá, há multivitamínicos bem bons nas farmácias e nos supermercados: use e abuse deles! 

Luminoterapia: trata-se de um tipo de terapia empregada para tratar depressão e insônia, através da exposição do paciente à luz branca (sem infravermelho nem ultravioleta). Esse procedimento atua reequilibrando a secreção da melatonina (hormônio que regula o relógio biológico).

Esse recurso é indicado para quem for permanecer no Canadá por mais tempo. 

Eu não cheguei a fazer, mas conheci muita gente que recorreu a essa técnica, e obteve bons benefícios. 

Entretanto, se a situação ficar muito ruim, consulte um médico. 

Manter-se ocupado e socialmente ativo: ainda no inverno, as cidades canadenses oferecem muitas atrações e até alguns festivais, para animar a galera.

Galera nas ruas mesmo com o frio: St Patricks Day, Montréal, QC
Galera nas ruas mesmo com o frio: St Patricks Day, Montréal, QC

Claro que o povo fica mais desanimado para sair do que no verão, mas não por falta do que fazer na cidade. 

Super recomendo que você se mantenha ativo, com objetivos e com uma vida social agitada, dentro do possível. A tentação de ficar em casa assistido alguma série no Netflix é imensa, mas uma vez na rua, o esforço compensa. Os bares, restaurantes e discotecas de Montréal e de Toronto são demais! 

Como enfrentar o inverno canadense: aprenda a gostar do frio!

Meu amigo, tenho certeza de que você já ouviu um ditado que diz que, “se você não consegue vencer seus inimigos, junte-se a eles”, certo? 

Pois bem, no caso do inverno canadense, acredito que isso funcione perfeitamente bem. 

Não adianta reclamar, xingar a neve (os québécois chamavam a neve de “merda branca”), a escuridão, a sua sogra, o seu vizinho e o resto do mundo. Conforme-se: se você vier ao Canadá no inverno, ou se for morar no país (e quiser ser feliz), vai ter que aceitar o inverno de braços abertos (e até curtir). Não adianta, no Canadá, a maior parte do ano é fria. 

Pista natural de patinação no gelo em Montréal, QC (o lago estava congelado)
Pista natural de patinação no gelo em Montréal, QC (o lago estava congelado)

Abaixo estão algumas sugestões para ajudá-lo a aprender a gostar do inverno canadense:

Visitar uma cabane à sucre: se você estiver em Montréal, organize um passeio a uma cabane à sucre com seus amigos. É um programa tipicamente québécois. 

Uma cabane à sucre é um local onde você vai para comer muitos doces típicos à base de syrop d’érable, em francês (ou maple syrup, em inglês), além de outras guloseimas! 

"Tire d'érable": eles comem o maple syrup enrolado num pauzinho depois...
“Tire d'érable”: eles comem o maple syrup enrolado num pauzinho depois…

Quando morei em Montréal, fui em uma cabane à sucre muito legal, que ficava em torno de 1h da cidade, de carro. O lugar era uma espécie de sítio, onde havia uma cantina servindo coisas deliciosas, uma fábrica de cidra (não saia de Montréal sem tomar uma Ice Cider ou Cidre de Glâce, licor delicioso à base de maçã), e um campo muito lindo, onde dava para ver como eles extraem o maple syrup das árvores. O máximo! 

Há várias cabane à sucre nas proximidades de Montréal. Sugiro que faça uma busca na internet e escolha a que mais lhe agrada, acho que todas elas são bacanas. 

Essa foi a cabane à sucre que fui, próxima a Montréal, amei!
Essa foi a cabane à sucre que fui, próxima a Montréal, amei!

Aprenda a apreciar as belas paisagens do inverno canadense: no meu primeiro ano no Canadá, eu ignorava o frio e saía sozinha nas ruas para tirar fotos e mais fotos das casinhas cobertas de neve e da natureza em geral. Tudo fica muito lindo, como nos filmes de Natal americanos. As paisagens são de cartão-postal, simplesmente deslumbrantes! 

Paisagens de inverno, em Montréal, QC
Paisagens de inverno, em Montréal, QC

Faça algum esporte de inverno: o inverno canadense pode ser muito divertido! Há vários lagos congelados que viram pistas de patinação no gelo maravilhosas, com som e luzes coloridas, uma festa!

Além disso, você pode ir a alguma estação charmosa de esqui com seus amigos, e colecionar risadas e fotos lindíssimas (além de aprender o básico sobre esse incrível esporte de inverno);

Que tal enfrentar o inverno canadense aprendendo a esquiar?
Que tal enfrentar o inverno canadense aprendendo a esquiar?

Aproveitar para ver a aurora boreal no norte: esse foi um programa que não fiz e me arrependi (vou ter que voltar para lá só para isso hihihi). 

Em algumas regiões, mais ao norte do Canadá, é possível ver a aurora-boreal (aquele fenômeno incrível, onde feixes de luzes coloridas ganham os céus nas noites gélidas de inverno). 

Aurora boreal no inverno canadense
Aurora boreal no inverno canadense

Tenha em mente que esse não é um programa barato, mas é muito interessante! Ao menos uma vez na vida, se você tiver essa oportunidade, não a desperdice.  

Bem, agora que você já sabe como enfrentar o inverno canadense, é só arrumar as malas e embarcar! 🙂